Olá Companheiros,
A atividade de hoje será sobre Conurbação, e a prática está bem didática então mão à obra.
OBJETIVO
Utilização de imagens orbitais como recurso didático durante as aulas de geografia, possibilitando os alunos dos ensinos Fundamental II e Médio visualizarem a cidade em que vivem, reconhecendo pontos de referência, percebendo os lugares que são marcantes em suas vidas, de forma a aproximá-los da linguagem virtual e tecnológica utilizada por eles próprios.
JUSTIFICATIVA
A interatividade e os estímulos visuais de programas como GoogleMaps (https://maps.google.com.br), Wikimapia (http://wikimapia.org),GoogleEarth (http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html), aguçam a curiosidade no sentido do reconhecimento do espaço, através de uma ótica, de uma perspectiva, que somente é possível em nosso tempo, através dos avanços tecnológicos ligados aos instrumentos de informática e de sensoriamento remoto.
METODOLOGIA
Como atividade que busca aliar conhecimento e tecnologia, o grupo 2 propõe a utilização de programas baseados em imagens orbitais para observar os diferentes limites políticos e administrativos do território brasileiro, como estados e municípios, além de abordar a existência abstrata de linhas imaginárias.
Seguindo na atividade, o professor orienta sobre a observação dos diferentes espaços existentes nos municípios, como as áreas rurais e urbanas, tal como diferenciar os conceitos de município e de cidade. Outro ponto que pode ser explicado refere-se ao processo de conurbação existente entre os municípios. Dependendo da região estudada, esse conceito pode ser ampliado, com o intuito de apresentar informações sobre as metrópoles e regiões metropolitanas.
ESTUDO DE CASO
O professor pode utilizar o exemplo entre o processo de conurbação existente entre os municípios de Sorocaba e de Votorantim, no estado de São Paulo.
Fonte: Wikimapia, 2013
Esse exemplo se torna emblemático com o caso do Shopping Esplanada, que no final dos anos oitenta, foi primeiramente construído sobre o município (território) de Sorocaba. Anos depois, através de um processo de revisão dos limites dos municípios, que foi finalizado no início do século XXI, técnicos constataram que o empreendimento comercial tinha sido instalado sobre a linha que divide as duas cidades.
Fonte: Wikimapia, 2013
A parte pertencente a Sorocaba totaliza 44% e inclui o estacionamento. Segundo o IGC, estão no município de Votorantim os outros 56% da área do shopping, incluindo o Carrefour e os principais magazines. A prefeitura da cidade entrou na justiça alegando perda de receita.
A reportagem do Jornal Estado de São Paulo, segue o link,
(http://www.estadao.com.br/arquivo/cidades/2002/not20021106p20897.htm) irá auxiliar na compreensão
do caso em questão.
AVALIAÇÃO
O trabalho será realizado em grupos e avaliação será mediante entrega de relatório, preparado após o embasamento teórico e a análise do processo de Conurbação.
Os links abaixo referem-se a vídeos que contribuem para o entendimento de conceitos e processos, tais como: linhas imaginárias, município, sítio urbano, cidade, urbanização, conurbação, metropolização, entre outros.
· Reportagem sobre a expansão urbana e processo de conurbação existente entre os municípios de Americana e Santa Bárbara do Oeste, no estado de São Paulo.
· Documentário sobre a urbanização de São Paulo, com um enfoque geográfico-histórico, permeando também questões sobre meio ambiente e política.
Perecebe-se que dessa forma os conceitos, antes abstratos, passam a possuir dimensões físicas, concretas para o aluno tecnológico do século XXI, por aproximá-lo da realidade através de ferramentas provavelmente já conhecidas por ele.
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