Olá Companheiros,
O post de hoje será relacionado a uma experiência aplicada fora da sala de aula! Uma ótima prática para sair da monotonia e atrair os alunos para analisarem e serem críticos em relação às transformações antrópicas, microclima e o uso do solo. O referido trabalho tem por objetivo realizar com os alunos do Ensino Médio o levantamento de dados de temperatura e umidade do colégio Salesiano Santo Antônio – Cuiabá/MT, através de um transecto dentro dos perímetros da instituição de ensino, a fim de observar as variações de temperatura e correlacioná-las ao uso do solo e aos fatores do microclima.
Ao iniciar o conteúdo de clima e tempo com turmas do 1° e 3º anos do Ensino Médio, propôs-se aos alunos um pequeno transecto no perímetro do colégio Salesiano Santo Antônio – Cuiabá/MT. O colégio Salesiano Santo Antônio de Cuiabá-MT está localizado em uma região próxima ao rio Coxipó, sendo localmente conhecido por Fazendinha, pelo fato de estar no centro de uma área bastante arborizada.
Desta forma, com a planta da escola em mãos, foram delimitados aleatoriamente, pela professora, 10 pontos em seu entorno (locais próximos ao rio, estacionamento da escola, corredores, salas de aula, piscina, trilhas, entre outros).
Foi utilizado para a referida atividade um termohigrômetro, onde os alunos anotavam em suas pranchetas os dados obtidos no aparelho, e a planta da escola, onde eram marcados os pontos em que obtinham os dados.
Ao final de percorrer os pontos, o aluno foi capaz de avaliar as mudanças de temperatura, além de sua íntima relação com o uso do solo. Ao final, individualmente, elaboraram relatórios.
Visão do Professor:
É muito gratificante realizar atividades fora da sala de aula, abrir espaço para ouvir os comentários dos alunos sobre esta prática, além de conseguir utilizar o que se tinha em mãos para a execução de um trabalho outdoor. A partir daí, pode-se verificar a flexibilidade aliada a uma conjuntura voltada tanto a tecnologia, como a prática, tal como a utilização dos artefatos culturais inserido nesta tecnologia.
A experiência citada relata o uso do local a favor de uma aula prática.
E vocês? Conseguiram captar a mensagem? Então mãos à obra!!
Abraços,
GEONEWS
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